Wednesday, April 25, 2007

Estava eu ontem a jantar com a minha afilhada quando, numa tentativa de fazer com que ela comesse mais um pouco de frango, lhe disse:
" - Se comeres mais uma perninha de frango, dou-te mais coca-cola!"

Sim, eu sei, é feio fazer chantagem com as crianças, mas era por uma boa causa...

Inesperadamente, responde-me ela:
" - Pi, amanhã é dia da Liberdade! Eu tenho o direito de comer a carne ou de não comer."

É claro que lhe respondi que eu também tinha o direito de lhe dar ou não coca-cola se ela não comesse...

Fiquei surpreendida e perguntei:
" - Mas o que é que tu sabes do dia da Liberdade? O que é que havia antes?"

Meio embrulhada, lá foi dizendo:
" - Antes não se podia falar... E os meninos estavam juntos com os meninos e as meninas com as meninas, não era assim como a minha escola."

É este o 25 de Abril aos olhos de uma criança de sete anos.

E aos meus olhos? Aos nossos olhos? Qual foi o legado que nos deixaram e o que pretendemos fazer com ele?

Independentemente do que se possa pensar, e das coisas más que também trouxe, nenhum de nós andaria na blogosfera não fosse aquele pequeno grande acontecimento conhecido por "Revolução dos Cravos".

E depois do amor
E depois de nós
O dizer adeus
O ficarmos sós
Teu lugar a mais
Tua ausência em mim
Tua paz
Que perdi
Minha dor que aprendi
De novo vieste em flor
Te desfolhei...

E depois do amor
E depois de nós
O adeus
O ficarmos sós

4 comments:

Mauritius Pétros said...

Na verdade as crianças são muito imaculadas – ainda bem para elas.
Em particular, gosto muito dos pirralhos, (escolhi mal a profissão), é muito agradável poder desfrutar da companhia de uma criança, sobretudo quando são filhos dos outros, não posso dizer dos meus porque infelizmente ainda não tive o prazer de me “babar”.
A realidade é que ficamos de boca aberta com coisas que elas sabem e aprendem com mais facilidade – quando éramos miúdos parecia que não passávamos dali, elas hoje são mais reactivas… não sei, talvez pela liberdade!?
E em informática!? Tenho pequenos na família que a nível de utilização do PC sabem quase tanto como eu… sim, isso é mesmo de ficar de boca aberta!

Lima said...

Relembro com orgulho aquele momento em que, "do baixo" dos seus quase 3 anos, o m/ sobrinho se virou para um avantajado decote e esclamou, na sua voz de cana rachada, perfeitamente audível:


"MAMASSSSSSS!!!"

Mauritius Pétros said...

lol...

AB said...

Começo a imaginar-vos com filhos... :)