Sunday, February 25, 2007

Quando me pediram opinião sobre o Blood Diamond, respondi: brutal!

Brutal em dois sentidos: no de violento e no de bem concebido.

Subitamente lembrei-me de Marylin Monroe e do seu Diamonds are a girls best friend... E nos artigos desportivos cujas etiquetas trazem made in vietnam e outros que tais... E a advertência que é feita no fim do filme, sobre o dever que impende sobre os compradores de se assegurarem da proveniência dos diamantes (aqui generalizando), pareceu-me ridícula.

É um facto que os expectadores saem todos mais ou menos comovidos... Mas são esses mesmo expectadores que são o mercado... E verdade seja dita: Archer tem muita razão quando diz que a oferta resulta da procura.

Em suma: coitadinhos, tanta guerra, 200 ooo crianças-soldado, tanta fome... Que visão animalesca! O que a ganância provoca!

Mas...

The French are glad to die for love
They delight in fighting duels
But I prefer a man who lives
And gives expensive jewels

A kiss on the hand may be quite continental
But diamonds are a girl's best friend

Diamonds!!... Diamonds!!...
- I don't mean rhinestones -
But Diamonds, Are A Girl's Best, Best Friend

É o eterno faz aquilo que eu digo, não faças aquilo que eu faço.

No comments: