Sunday, December 23, 2007


Gosto das tradições.

O meu Natal, no verdadeiro sentido do termo, começou hoje. Terminaram-se as compras e houve que começar a preparar a doçaria.

Tal como nos últimos anos, fizeram-se os primeiros fritos. Desde que me conheço por gente que este ritual se repete, sempre no dia 23, em casa da minha nhã: a facção masculina "amassa a massa" e as mulheres fritam os sonhos, os coscorões e os "espanhóis" (não faço ideia porque se chamam assim)... Tal como nos últimos anos, estou coberta de açucar, canela e com cheirinho a óleo... Mas eu não me importo. Esta é uma actividade em que faço questão de participar todos os anos...

Amanhã os cozinhados serão aqui por casa. Fazem-se as rabanadas e o arroz doce. Há que acordar cedo para ir comprar o bolo rei e a lampreia de ovos. Este ano resolvi inovar: vou fazer uma torta de noz com doce de ovos! (Se ouvirem falar de um incêndio para os lados da margem sul, fui eu que deixei queimar a dita!!)

Lá pelo fim da tarde chegam algumas visitas. A mesa estará posta, e entre doces e gargalhadas, trocam-se as prendas. O Filipe deve estar a chegar... É assim desde que nos conhecemos - e eu gosto que assim seja.

"Falta ir buscar a aletria!!"

São horas de jantar. Agarram-se as prendas, passa-se pela casa da minha madrinha para desejar Bom Natal e rumamos à minha avó.

Abrem-se as prendas à meia-noite e vamos dormir.

No dia 25 acordo cedo. Sempre cedo. Há que estar novamente na casa da minha nhã antes das 11h. Trocam-se as prendas... Dão-se beijos e abraços. "Obrigado por existirem, por estarem sempre aqui quando vos quero encontrar". Depois as crianças. A minha afilhada...

Depois o almoço na minha avó. As recordações. Os almoços na casa do avô grandão. A tarte de maçã. As minhas primas... Os meus tios... Há tanto tempo que não passamos o Natal juntos. "Tenho saudades tuas, avô grandão!"

Está na hora de chegar o Daniel. Será que vem este Natal? Espero que sim.

Gosto de vos ter por perto. Que venham. Que estejam e se sintam bem.

Gosto dos sorrisos francos.

Gosto das tradições.

No comments: